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Dicas para corretores de imóveis

Corretores & Imobiliárias: Dicas para manter a harmonia

por guiacorretor

Dicas para corretores de imóveis

De um lado os corretores de imóveis: todo dia matando um leão, correndo atrás de novos clientes e informações, tendo que lidar com pessoas e passar o dia no Sol atrás de novas opções.

 

Do outro está o dono da imobiliária. Ele também precisa matar um leão por dia e corre atrás de informações do mercado para manter-se sempre a frente dos competidores. Lidar com pessoas, correr pra lá e pra cá… se parar pra pensar, a dificuldade é bem parecida.

 

Mesmo estando no mesmo barco ainda existem imobiliárias que não conseguem manter a harmonia entre corretores de imóveis e seus superiores. Por que isso acontece?

 

A impressão que se tem é que “do lado de lá” o chefe muitas vezes exige mais ação de seus corretores, por mais que eles se esforcem.

 

Outras reclamações geralmente aparecem no ambiente de trabalho imobiliário: exigências de funções que não deveriam ser cobradas de corretores autônomos; exigência de carga horária elevada; favorecimento a algumas pessoas da equipe.

 

Enfim, jogue uma pedra para o alto e ela provavelmente cairá sobre alguém que tem uma reclamação diferente sobre a imobiliária que colabora.

 

E tudo isso por dois motivos: primeiro, porque ainda as diretrizes empregatícias ainda seguem padrões arcaicos, que deveriam ser revisados, embora creio que aos poucos estamos chegando lá.

 

O segundo, mais sociológico, é que toda empresa, independente do ramo, tem funcionários insatisfeitos. E a maioria dos chefes, independente do ramo, precisa exigir mais do que as pessoas pensam serem capazes de produzir.

 

Não existe certo ou errado, ou para ser mais preciso, existem casos onde os corretores imobiliários estão corretos em reclamar das condições e existem casos que os proprietários das imobiliárias estão agindo de forma certa, porém suas metodologias não estão recebendo boa aceitação. O que nos sobra, então, é nos prepararmos para evitar situações de atrito:

 

 

Conselhos do Guia do Corretor

 

 

  • Não seja puxa-saco: Além de desagradar seus colegas, tudo que você conseguirá com essa atitude é provar que aceita tudo com um sorriso, perdendo o respeito e abrindo espaço para que seja cogitado para tarefas que outros poderiam reclamar. Demonstre respeito, mas não se estenda na bajulação e será recompensado com o mesmo respeito.

 

  • Pense antes de falar: Deus nos fez com dois ouvidos e só uma boca por um motivo. Uma forma fácil de criar atrito com alguém que precisa lhe cobrar resultados é ter uma resposta pronta, mesmo quando não se tem nada a dizer.

 

  • Respire fundo: E conte até dez. Se não der, conte até cem, mil… enfim, você não é obrigado a engolir sapos, porém tem mais a perder do que o dono do local. Acalme-se, formule mentalmente os motivos pelos quais discorda da forma como foi tratado e explique para ele quando ambos estiverem mais calmos.

 

  • Respeite a autoridade: Mesmo trabalhando de forma autônoma, os corretores precisam responder a alguém. Se o proprietário for muito autoritário, diga isso a ele a sós ao invés de bater de frente. Se for desrespeitado ou ridicularizado, não poderá exercer sua função diante dos outros corretores, e a forma de recuperar essa autoridade pode ser dispensando o provocador.

 

  • Mostre resultados: No final do dia nada que acontece no escritório fala mais alto do que os números, e não importa o que o proprietário da imobiliária pensa a seu respeito se ele puder confiar na sua habilidade e venda. Seja o melhor no que faz e isso lhe permitirá tomar certas liberdades.

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